O que é fé?
Quem é Deus?
Deus existe?
E se ele (ou Ele) não existisse?
Será pecado questionar sua existência?
E quem é Deus?
Por que esse nome??
Por que não João, José ou até Maria?
Por que Deus é masculino e não feminino?
Ler a Bíblia é dever?
E por que não ler o Alcorão?
Quem não acredita em Cristo vai para o inferno?
E aqueles que cultuam outros deuses? Eles todos vão papa o inferno?? Os budistas, umbandistas, politeístas, messiânicos, muçulmanos? Todos vão queimar nas trevas??
E os ateus? Também vão direto?
Os agnósticos fazem conexão? Param no purgatório para esperar a sentença dependendo do seu comportamento e da quantidade de boas ações em vida?
E os pensamentos também têm que ser considerados pecados? Se forem... O céu deve ser um deserto ou uma chatice!
E por que não é o inverso: os bons vão para baixo e os maus sobem? O paraíso ficaria no "sub" e a agonia, o castigo seria o ápice! Por que o paraíso tem que ser no céu?
Ah!! Ainda tem a misericórdia, o perdão! Ainda bem que eles existem!
E o Diabo? Existe mesmo, veste Prada ou é só para fazer antagonismo?
Tudo é cultural, produto humano ou do comportamento humano. A cultura cria a religião e esta acaba recriando a cultura. Tudo é interligado e interdependente. o antropológico não vive sem o divino e vice-versa.
Entretanto, na realidade não tenho respostas para quase nada do que perguntei acima. Também não espero que vocês saibam ou que me respondam. Não estou muito interessada em ser catequiaada, quero apenas compartilhar opiniões e dúvidas.
A única coisa de que tenho plena certeza é de que ninguém pode viver sem fé, sem algo em que acreditar. Na hora em que a coisa aperta, e a pane é total, qual é a primeira frase que automaticamente sai de nossas bocas? Ai, meu Deus; Oh, Allah; ou qualquer outra variação que represente: E agora? A partir daqui já não é mais comigo, já não dá para fazer nada!!
Imagine-se você, em dois minutos de queda livre como as vítimas da tragédia da Gol? A quem ou a que você apelaria nesses dois minutos? Ou nem precisamos ser tão extremistas, ao ver um lindo pôr do sol, ao sentir um alívio tremendo depois de um sufoco daqueles, a quem você atribui estas dádivas?
Frida
3 comentários:
Acredito que todas as tuas perguntas são válidas e ao mesmo tempo não são. É como tu disseste nas entrelinhas, nas piores horas precisamos nos firmar em algo que seja maior que nossa inteligência. Quando não, questiona-se o por quê de sua existência.
São coisas de momento, uma brisa que passa de vez em quando.
Abraço.
Adagga.
Nada mais humano do que a dúvida e a própria fé não resiste sem a sua existência, ouvi isso (ou entendi isso) uma vez da boca de um padre (ou de suas palavras). Por isso eu na minha mais profunda humanidade acredito que Deus não se importe que duvidemos. Sejamos sinceros em nossas dúvidas e buscas!! Muita luz. Morgana.
Amém Morgana!
Concordo contigo. De fato: "Sejamos sinceros em nossas dúvidas e buscas!!"
Uma busca, que acredito, eterna! Maravilhosamente eterna! Corações insaciáveis. Em busca de algo mais profundo.
E tenho que concordar com vocês: clamamos nos momentos mais difíceis. Mas pessoalmente, tenho clamado em tempos de calmaria.
Mergulhar mais fundo tem sido o meu desejo e, percebo, o meu sentido.
"Aclame ao Senhor toda terra!"
Ana
Postar um comentário