segunda-feira, agosto 07, 2006

O post "tigresa"

Fiquei muito feliz ao ver a sugestão de discussões sobre obras artísticas relacionadas às artes plásticas por parte de Silvana D'ália e sobre obras de arte musicais como o caso da música Tigresa, que além de ser sonoramente fantástica (sobretudo a versão interpretada por Gal), possui uma letra que de fato incita muitas controvérsias e debates.
No caso de "Tigresa", senti falta do nome do autor do post. Já que quando decidi responder-lhe, não achei seu nome. Portanto peço ao referido autor ou autora que edite a postagem colocando assim sua asinatura.
Voltando à música, essa é minha canção predileta de Caetano (que coincidência...). Outro bom trecho além do já mencionado é "Com alguns homens foi feliz/ Com outros foi mulher /Que tem muito ódio no coração /Que tem dado muito amor /E espalhado muito prazer e muita dor".
Esse trecho me passa uma conseqüência da revolução sexual da década de 60 em que a mulher deixa de ser vista apenas como mãe e reprodutora, passando a assumir uma posição mais significativa no relaciomento, levando em consideração seus instintos e necessidades.
Outra parte interessante é a que diz: "Mas ela ao mesmo tempo diz que tudo vai mudar/Porque ela vai ser o que quis inventando um lugar... e a tigressa possa mais do que o leão". Colocação fantástica que deu um certo equilíbrio à letra, expressando não apenas a amargura e a dor femininas, mas também seu otimismo e crença nas mudanças.
Essa letra é uma verdadeira ode às mulheres que lutaram e lutam em favor de seus direitos e uma melhor qualidade de vida social e sentimental.
Uma grande surpresa foi saber que a letra havia sido dedicada à Sônia Braga pois até hoje acreditava ser ela composta para Maria Bethânia.
Adorei a iniciativa de "musicalizar" o confessionário, trazendo-nos novas discussões e mais melodia.
Billie Jean

Nenhum comentário: